Faça a busca
por todo o site
Publicado em 01/12/2013 às 20h57
Descubra como aproveitar ao máximo a bateria do seu celular

Um dos maiores problemas enfrentados por usuários de smartphones é em relação ao curto período de duração da bateria. O mesmo acontece com os notebooks, tablets e outros dispositivos móveis, especialmente porque nem sempre há como recarregá-los, seja por ter esquecido o carregador ou por não ter onde conectar o fio. 

Uma coisa é certa: a bateria tem capacidade pré-definida e não é possível ampliá-la. Sendo a assim, reduzir o consumo é a melhor alternativa. E algumas dicas para fazer com que as baterias durem mais tempo são sempre bem-vindas.

Dicas gerais

- Reduzir ou desligar recursos, da mesma forma com que se apaga uma lâmpada para diminuir a conta de luz, é uma boa alternativa. Por isso, reduza o brilho da tela e deixe-a desligada quando não for necessária. Quando mais agressivo o ajuste, mais energia irá economizar.

- O GPS também gasta muita bateria dos smartphones. Por isso, se estiver com pouca bateria, é melhor memorizar o caminho e só ligar o GPS no final do trajeto. Outra dica é desligar a tela e usar apenas as instruções de voz.

- Bluetooth, internet 3G ou 4G e Wi-Fi também consome muita energia. Desligá-los sempre que possível ou colocar o aparelho no modo avião pode até dobrar a duração da bateria.

- Quem tem algum dispositivo móvel acaba se acostumando a fazer muitas tarefas de uma vez. Mas se a bateria estiver fraca, é melhor fechar todos os aplicativos e fazer apenas uma coisa por vez.

Dicas para notebooks

- Além de reduzir o brilho da tela, é possível também desligar a iluminação do teclado, alimentação das entradas USB e Wi-Fi, câmeras, placa de vídeo secundária e até o drive óptico. A diferença na economia de bateria será nítida.

- Componentes de hardware também podem ser desativados. Basta digitar "Gerenciador de Dispositivos" na tela "Iniciar" e teclar "Enter". Para desabilitar um item específico, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Desativar". O mesmo procedimento pode ser feito quando quiser ativar novamente.

- Muitas gente não sabe, mas mesmo quando não se vê, o notebook está rodando muitos processos, como atualizadores de softwares, painéis de controle de impressoras, entre outros. Para desativar os processos desnecessários, tecle CTRL+ALT+DEL, selecione "Gerenciador de Tarefas" - "Processos" e clique com o botão direito no mouse na opção que quer finalizar.

- Desinstalar aplicativos que não são mais usados também ajudam a economizar energia, pois eles podem ter processos rodando em segundo plano.

Dicas para prolongar vida útil da bateria

Há três coisas que aceleram o envelhecimento de uma bateria: usá-la constantemente até o ponto em que o aparelho desligue sozinho; calor demais; e nível ou voltagem de carga excessivos, que pode levar até mesmo a explosões.

- Nunca espere o alerta de que a bateria está baixa para recarregá-la. O ideal é deixá-la descarregar no máximo 90% e coloque-a para carregar novamente.

- Mantenha os aparelhos longe das fontes de calor, como carro quente. Prefira locais com temperaturas mais agradáveis.

- Evite baterias e carregadores priratas. Na busca pelo menor preço, os fabricantes acabam cortando custos onde não deviam, o que gera aparelhos inadequados.

Fonte: Redação
comentários
Mais Lidas
Publika Agenda
Receba Novidades

Receba novidades, ofertas e as últimas atualizações da Publika Brasil

Compartilhe nas Redes Sociais

Divulgue, siga e compartilhe a Publika Brasil